sexta-feira, 2 de julho de 2010

E, então, aconteceu...

Muitos podem estar dizendo: "eu sabia que essa seleção não ia durar muito". Pois é, minha gente. Não é fácil aceitar a derrota de ser eliminado em uma copa do mundo, ainda mais para nós brasileiros que respiramos o futebol e lembramos sempre dos ídolos do passado. Mesmo com um time mediano, todos nós sonhávamos, queríamos ou exigíamos um desempenho perfeito. Afinal, isso é torcer pelo Brasil em uma Copa do Mundo, não é?

Enfim, agora as desculpas, culpas, justificativas, erros, acertos, etc, vão encher a mídia nos próximos dias. É fato que o Felipe Melo não tinha a menor condição para jogar um jogo decisivo. É fato que o Kaká não teve um bom desempenho na Copa, assim como o Luís Fabiano que, hoje, ficou devendo. É fato também que o time titular do Brasil, na pior das hipóteses, ainda inspirava alguma confiança, mas, o problema estava no banco de reservas, já que o Dunga montou um time sem um meio de campo convincente.

Em suma, a seleção chegou até onde podia chegar com esse elenco e com esse esquema tático, nesta copa de zebras, vexames e de péssimo nível técnico (fizemos a nossa parte nesse aspecto ruim, inclusive).

Se passasse hoje pela Holanda, o Brasil provavelmente venceria o Uruguai nas semi-finais e nós, brasileiros, estaríamos com a falsa idéia de que estávamos diante de um time invencível ou que lembrava o lendário time de 1994. Na verdade, perigava de sofrermos um vexame ainda maior nas garras da Alemanha em uma final ou, pior, diante da Argentina, o que seria um prato cheio para o já inflado e egocêntrico técnico Maradona.

E, assim, chega ao término a "Era Dunga", sob críticas infindáveis e um desempenho vexatório na copa, para uma seleção que tem o peso do Brasil no futebol.

E é sempre bom avisar que, em 2014, caso a seleção tenha alguma exibição vergonhosa, ela estará no lar dos 200 milhões de torcedores mais exigentes do mundo, ou seja, se perder vai ter que encarar a torcida logo na saída do estádio e durante todo o expediente de trabalho.

Vamos ver o que o futuro reserva para a seleção....

Um comentário: