terça-feira, 13 de outubro de 2009

Para que servem as comunidades do Orkut??

Olá! Antes de começar a escrever sobre o tema do post, já quero deixar claro que não estou aqui para impor a minha opinião como única e absoluta. Só gostaria de convidá-los a uma reflexão...
Toda vez que você abre o seu Orkut, lá estão elas: as comunidades. "Odeio isso", "amo aquilo", "eu tenho isso" e "eu sou aquilo" são fórmulas que geralmente fazem parte dos títulos das comunidades. Mas, agora, cá entre nós, quantos realmente participam das comunidades que possuem cadastradas em seus perfis? Imagino que muito poucos, ou, quiçá, ninguém. Então, pergunto, para que servem as comunidades do Orkut, uma vez que não são mais, essencialmente, fóruns de discussão apenas.

Muitos (incluindo eu) têm essas comunidades como uma espécie de mostruário ou vitrine de gostos, preferências e demais características que desejam deixar explícita. Nesse cenário, as comunidades servem como um marketing pessoal ou como pontos, ainda que desconectados, que pertencem à personalidade da pessoa. Assim, através do conjunto destes pontos (comunidades) é possível formar, ainda que de maneira tendenciosa, uma opinião preliminar sobre quem é aquela pessoa.

Outros, além desta utilidade citada, de fato entram nas comunidades e participam dos fóruns. Porém, estas pessoas não discutem temas relativos ao título da comunidade. Estas pessoas fazem joguinhos do tipo: "o que vc acha da pessoa acima", "vai ou não vai na pessoa acima" e outras variações desse "pêra, uva, maçã e salada mista" do mundo virtual (lembram-se do grupo molejo? rs). Em resumo, estas pessoas fazem da comunidade um passatempo que pouco leva em consideração os assuntos que seriam objetos de discussão.

Por fim, em menor número, há aquelas pessoas que realmente discutem os temas relativos ao título da comunidade. Mas não pensem que estes usuários da rede têm um lugar no paraíso pelo fato de usarem o fórum da comunidade para o fim que ele se presta. Dentro deste grupo de internautas existe muita gente, quase a maioria, que, diante de uma discussão qualquer, faz questão de transformar a oposição de opiniões um verdadeiro "programa do ratinho", daquela época do exame DNA.

É incrível ver como as pessoas, em alguns casos, já iniciam a discussão enunciando sua opinião como uma lei indiscutível, o que, obviamente, provoca uma reação à altura por parte de outros usuários e, consequentemente, termina na baixaria. Em outros casos, a discussão até começa numa boa, mas, em algum momento, alguém faz questão de mostrar, de forma não amistosa, que possui um indizível cabedal (ou que não possui, mas finge que possui) e que a idéia em discussão é uma porcaria, que não serva pra nada ou algo do tipo. Aí, nem preciso falar muito mais. Tudo termina na baixaria.

Tendo notado isso, nesse tempo de ócio que tive no feriado, comecei a me perguntar qual é a real utilidade das comunidades do orkut. Antes, idealizadas como fóruns de discussão; hoje corrompidas em sua função por aqueles que entram para fazer joguinhos e corrompidas em seus valores pelo desrespeito e pela agressão gratuita entre os debatedores. Nesse caso, eu acho que elas só servem para marketing pessoal mesmo, salvo exceções, uma vez que toda generalização é burra.

Existem sim, só pra citar, algumas exceções, como, por exemplo, algumas comunidades de música e/ou eventos, entre outras comunidades de outros tipos. Aí sim vale a pena participar, pois as pessoas colocam conteúdo na comunidade. Mas, salvo exceções, vejo as comunidades do orkut com esta opinião que expus.

E vocês? Já pensaram nisso?

--> É claro que existem temas melhores para se pensar, como por exemplo, a exploração do Pré-sal, as medidas de diminuição de emissão de poluentes que o Lula vai anunciar na Suíça ou o aumento dos gastos de marketing dos governos Serra e Aécio (2010 está chegando...). Mas, estes temas eu deixo para os jornalistas. Gosto de discutir estes temas, mas não no meu blog. Só os discutirei se assim eu desejar, mas deixo claro que não é o propósito majoritário aqui. <--

30 comentários:

  1. hahahhahha... Eu tenho umas 300 comunidades e só entro realmente em três.. Todas do Palmeiras.. E eu sempre participo dos fóruns.. e já discuti mesmo com várias pessoas... haha... mas a verdade é que o orkut é uma desgraça.. uma perda de tempo.. um vício moderno... rsrs...
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Alias, para que serve o orkut?

    ResponderExcluir
  3. Para que serve o orkut é uma pergunta que merece uma análise...Mas não uma análise da serventia e sim das justificativas, plausívies ou não, que cada um de nós arruma para ainda frequentá-lo. Se a gente for parar pra pensar, essa exposição das nossas vidas é uma loucura, mas estamos todos simultaneamente tão imersos nesse vício que tudo decorre de maneira natural.

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu lembro em 2006 qnd eu e minha prima fizemos um orkut, e era novo tal, e tinha os lances das comunidades, e a gnt ficava compentido quem tinha mais comunidade! 8D Mas há um tempo atrás eu sai de várias, devo ter umas 100. E realmente, eu entro em poucas 8D E como você disse, as que vale a pena são as de música mesmo. Pra avisar de show, ou fotos, tudo. Gostei da sua reflexão =D

    beijão, té mais!
    se cuida
    ;***

    ass: Marii Mey

    ResponderExcluir
  5. Ainda não obtive resposta: PARA QUE SERVE A COMUNIDADE DO ORKUT? como funciona?

    ResponderExcluir
  6. mais pode mandar recado para o orkut das comunidades!emerson!

    ResponderExcluir
  7. Tenho orkut...
    ...Nossa! cinceramente as vezes fico pensando:
    Pra que serve ORKUT?!
    Recados "fresco" de pessoas que quando passam por a gente nem falam; Essas comunidades que "quase todas" num serve pra nada; E aquele tal de "fulano diz:" que raramente sai algo de proveito!
    ...mas vez por outra a gente acaba dando uma passadinha pra ver como ta indo. Fazer o que né?rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. rsrs...corrigindo (*sinceramente)

    ResponderExcluir
  9. é, até agora,nao sei para q servc uma comunidade,e muito menos como c usa...

    ResponderExcluir
  10. Na verdade é uma exposiçao propria e que se nao sabermos o que colocar tera a vida exposta
    a coisas ruins! Existem pessoas que as criam para expor ideias racistas preconceituosas como por exemplo a criaçao da comunidade"eu odeio os nordestino"!
    Gostei do seu ponto de vista vai me ajudar na elaboraçao de um projeto da facul! rsrsrsrssr


    "Sou Aline e resido no Estado de Alagoas!"

    ResponderExcluir
  11. ESSE ORKUT E UMA PORA PQ ELE SO SORVE SIMPLESMENTE PARA VICIAR,É SO PARA PESSOAS QUE NAO TEM MAIS O QUE FAZER E FICAM ENCHENDO A PACIENCIA DOS OUTROS COM BOBAGENS (pronto desabafei)kkkkkkkkk'

    ResponderExcluir
  12. gosto de acessar o orkut e uma forma de passa tempo principalmente pq causa dos aplicativos e d + tenho 13 comunidades de meus idolos beijos

    ResponderExcluir
  13. o orkuto e legal mais sinceramente nao serve p/ nada as comunidade entao pioro....
    beijos

    ResponderExcluir
  14. OI,TENHO MAIS DE 500 COMUNIDADES E NUNCA ENTREI EM NENHUMA,KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que o orkut serve para passar o tempo, quando não se tem nada para fazer !!! kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  16. e uma porcaria pois nao server para nada.

    ResponderExcluir
  17. Nunca pensei que esse post seria tão comentado...rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. ENTAO,PQ VCS AINDA TEM ORKUT?NAO ENTENDO...AFFFFF

    ResponderExcluir
  19. As comunidades perderam a real função de discutir assuntos relacionados, de interesse comum. Hoje servem apenas para joguinhos sexuais, no qual pessoas deprimentes tentam numa tentativa desesperada encontrar um parceiro(a). Realmente é lamentável que as pessoas distorçam as funcionalidades da internet.

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente, meu amigo! É deprimente ver pessoas perdendo horas e horas com joguinhos infantis nessas comunidades. O que aconteceu com os velhos tempos? Hoje virou palhaçada. E as crianças que estão crescendo e aprendendo isso? Crianças chegam das escolas e não vão brincar na rua, não vão estudar, preferem perder sua vida atrás de uma tela de computador.

    ResponderExcluir
  21. Orkut serve para se comunicar com amigos é entretenimento meus amigos...Comunidades contam algo sobre vc.

    ResponderExcluir
  22. Orkut é algo social faz com que as pessoas interajam entre si,comunidades diz tudo sobre vc é só saber escolher para se identificar.rsrsrsr bjs

    ResponderExcluir
  23. QUE BANDO DE SEM TER O QUE FAZER! FALAO FALAO MAU DESSA BOSTA! MAIS APOSTO QUE NINGUEM DEIXA DE ENTRAR PELO MENOS UMA VEZ POR DIA.(IMPOCRESIA)

    ResponderExcluir
  24. eu li e reli mais ainda ñ entendi pra que serve a comunidade do orkut.mais eu vou entrar em algumas pra ver se compriendo. (Zedilio)

    ResponderExcluir
  25. ainda não sei para que serve essas comunidades

    ResponderExcluir
  26. vim atraz de uma resposta para q serve as comunidades mais nu tive resposta nenhuma so vejo criticas nossa, pois eu gosto do orkut foi atravez dele q eu reincontrei uma amiga q a muito tempo nao via desde q eramos criança...rsrs

    ResponderExcluir
  27. eu quero saber: se eu criar uma comunidade como eu vou uzalo nu sei se tenho q postar fotos se tenho q entrar nela direto pra ver como tar nao sei como funciona.. me ajuda ai gente

    ResponderExcluir
  28. nao intendi nada....................

    ResponderExcluir
  29. http://wellingtonbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir